O BIS-Banco de Inovação Social é uma plataforma que agrega 24 parceiros, instituições, entidades do terceiro setor e empresas, da qual a CAIS é parceira. Embora não seja tecnicamente um “banco”, o que se pretende é juntar numa só plataforma todas as entidades que jogam um papel importante no apoio à inovação social e ao empreendedorismo de cariz social, na sociedade portuguesa. Para apoiar o seu projeto.

BIS - Apresentação de candidaturas

Os projetos que forem selecionados no quadro do Programa de Apoio ao Empreendedorismo irão ser apoiados pelo BIS em função das necessidades que cada um apresenta. Nem todos os projetos precisam do mesmo apoio ou do mesmo tipo de apoio para que possam ser desenvolvidos e cumprir as finalidades para os quais foram concebidos.

O BIS lança anualmente uma convocatória para a apresentação de projetos de empreendedorismo. A primeira convocatória do Programa de Apoio ao Empreendedorismo abriu no dia 1 de Maio e o prazo para a apresentação de projetos finaliza no dia 31 de Maio.

Para qualquer informação ou questão relacionada com as candidaturas, por favor envie um e-mail para a seguinte direção: candidaturasBIS@bancodeinovacaosocial.pt. A equipa BIS responder-lhe-á assim que possível. Apenas se responde a questões relacionadas com as candidaturas e os termos desta convocatória do Programa de Apoio ao Empreendedorismo do BIS, quando enviadas para esta direção de correio eletrónico. Muito obrigada pela sua compreensão.

MICRO-NEGÓCIOS

Projetos ou negócios apresentados por pessoas singulares em situação de desemprego, emprego precário ou à procura do primeiro emprego. Estes projetos devem prever a criação do emprego do seu (sua) promotor(a).

NEGÓCIOS SOCIAIS

Negócios que apresentam uma resposta inovadora a uma das quatro necessidades sociais identificadas como prioritárias pelo Programa de Apoio ao Empreendedorismo.

Caso o seu projeto seja selecionado pelo BIS, participará no Programa de Apoio ao Empreendedorismo do BIS. Após a seleção, terá que apresentar o seu projeto ao Conselho Operacional do BIS. Em função da análise feita ao seu projeto, ser-lhe-á entregue um documento – o Roadmap – no qual o BIS lhe fará uma série de recomendações para que o seu projeto possa ser desenvolvido nas melhores condições. E ser-lhe-á desenhado um Programa de Ação, que prevê um conjunto de apoios, os que necessita, para que o seu projeto possa ter êxito. Digamos que terá os apoios à medida das necessidades do projeto.

Os apoios podem ser de diferente natureza e terão em conta as necessidades de cada projeto.

Em termos genéricos, estes podem ser:

Apoio técnico – necessidade de formação específica do promotor(a), elaboração do Plano de Negócios, desenho da estratégia de marketing, de vendas, entre outros.

Apoio financeiro – elaboração do Plano financeiro, Plano de contabilidade, facilitação do acesso e encaminhamento para o crédito, nomeadamente o micro-crédito.

Apoio jurídico – assessoria jurídica.

Apoio logístico – facilitação de local para o negócio, plataforma de “matching”, instalações e serviços de incubação do negócio.

Durante toda a fase de desenvolvimento do projeto, ser-lhe-á indicado um Tutor de Proximidade, um profissional escolhido entre a Bolsa de Voluntários BIS, que velará, junto com a equipa do BIS, para que disponha e possa contar com esse apoio.

Consulte aqui o regulamento da candidatura ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo do BIS, Banco de Inovação Social.

2013-05-07 em CAHO - Capacitar Hoje