Decorre hoje no centro CAIS Lisboa, debate sobre o desporto como ferramenta de combate à vulnerabilidade social e que conta com a participação de vários especialistas da área. Este debate decorre no âmbito do Projecto Futebol de Rua e integra a iniciativa europeia MOVE.

Debate internacional sobre Desporto e Inclusão Social na Associação CAIS

Subordinado aos temas: “A) Como viabilizar e tornar sustentável a prática desportiva para participantes em situação de vulnerabilidade social; B) Qual a importância de promover o acesso ao desporto a grupos em situação de vulnerabilidade social; C) De que forma o acesso ao desporto pode promover a inclusão social” a Dr.ª Diana Schow (da Universidade Erlangen / projecto Move), Alexandre Miguel Mestre  (Consultor, especialista em direito desportivo e anterior secretário de estado do desporto e juventude), José Lima  do Plano Nacional de Ética no Desporto, João Rodeia do Instituto Português do Desporto e Juventude, Gonçalo Gaspar da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, Mário Cabral da Mikasa / Affsports, Verónica Leirião e Isabel pato da IPSS “O Companheiro” irão debater o actual acesso ao desporto e importância do mesmo para a saúde.

 

Em 2012 a Associação CAIS foi convidada, no âmbito do Projecto Futebol de Rua, pela International Sport and Culture Association e pelo Institut für Sportwissenschaft und Sport, para desenvolver uma iniciativa piloto. Esse convite daria origem às Sessões Move que decorrem desde o início de 2013 e que visam o acesso regular à prática desportiva (futebol de rua) e a utilização do mesmo para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais (life skills) através de educação não formal.

No seguimento da implementação das diversas iniciativas piloto, a Universidade de Erlangen fará, ao longo de 2013, uma visita a cada um dos parceiros.

 

As conclusões deste encontro, juntamente com as de outros 12 países europeus, serão apresentadas em Barcelona, no MOVE Congress 2013 – Changes. Opportunities. Innovations, no mês de Outubro. Posteriormente, as conclusões destes encontros serão apresentadas em Bruxelas para aquilo que se pretende ser uma actualização  do “white paper document”

O encontro de 13 de Setembro irá contar com a presença de diversos parceiros e mecenas do Projecto Futebol de Rua.

 

Presentes:

 

  • Diana Schow – universidade Erlangen / projecto Move
  • Alexandre Miguel Mestre – Consultor - especialista em direito desportivo e anterior secretário de estado do desporto e juventude
  • José Lima – Plano Nacional de Ética no Desporto
  • João Rodeia – Instituto Português do Desporto e Juventude
  • Gonçalo Gaspar – Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação
  • Mário Cabral – Mikasa / Affsports
  • Verónica Leirião – O Companheiro
  • Isabel Pato – O Companheiro

 

 

 

 

2013-09-13 em Futebol de Rua