Já está em campo a 11ª edição do “Futebol de Rua”, uma iniciativa da Associação CAIS que conta com o apoio do “Football For Hope” e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)

Torneios Distritais  de Futebol de Rua 2014_Agenda

A 11ª edição do Futebol de Rua conta com o apoio do “Football For Hope” e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) é uma iniciativa de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à exclusão social, através da aquisição de competências pessoais e sociais, indispensáveis à capacitação e integração social. Desta forma, o Projeto promove também a participação, autoestima e dignidade de cada participante, capacitando-os para uma vida ativa, um dos objetivos da Associação CAIS.
O programa “Football For Hope” é uma iniciativa do organismo máximo do futebol mundial, a FIFA, presente em mais de 50 países, que promove acima de tudo o fair play e o futebol como meio para alcançar o desenvolvimento social. Desde 2004 a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 16 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social. Já em campo, o primeiro Torneio Distrital, em Leiria, teve lugar no passado dia 12 de Abril de 2014 em Peniche, promovido pela ADEPE - Projecto OJE, contou com cinco equipas, a vencedora foi a da entidade promotora. A final nacional terá lugar em Braga de 23 a 27 de Julho de 2014 em parceria com a Câmara Municipal de Braga e o GNRation, já o Mundial irá decorrer em Outubro de 2014 no Chile. Entre Maio e Junho de 2014 estará a decorrer, a iniciativa “Move-te, Faz Acontecer”, por todo o território nacional que resulta de uma parceria entre a Associação CAIS, o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e o Programa Erasmus + Juventude em Ação, que através do Projeto Futebol de Rua pretende desenvolver competências pessoais e sociais na área dos valores e da ética.

Agenda dos Torneios Distritais - Futebol de Rua 2014


Faro Promotor: MOJU - Projeto Mais Sucesso Local: Olhão. Data e Horário 11 de Maio 2014,


Lisboa Promotor: O Companheiro Local: Jardim do Eucaliptal de Benfica, Lisboa. Datas e Horários 15 de Maio 2014 - 14h00m às 19h00m. 16 de Maio 2014 - 10h00m às 19h00m.


Porto Promotor: Projecto Mais Jovem / Centro CAIS Porto Local: Bairro do Olival, Vila Nova de Gaia. Data e Horário 17 de Maio 2014, horário a designar.


Braga Promotor: Projeto C.S.I. - Crescer Solidário e Integrado Local: A designar, em Guimarães. Data e Horário 24 de Maio 2014, 15h00m.
Região Autónoma da Madeira Promotor: AMDpT - Associação da Madeira de Desporto para Todos Local: Complexo Desportivo de São Martinho. Datas e Horários 23 de Maio 2014, 09h00m.
Portalegre Promotor: Formatus - Projecto Universo de Oportunidades Local: Polidesportivo no Bairro dos Assentos, Portalegre. Data e Horário 31 de Maio 2014, 09h30m.
Beja Promotor: Projecto Inclusão pela Arte Local: Polidesportivo do Bairro da Esperança, Beja. Data e Horário 1 de Junho 2014, 10h00m.
Região Autónoma dos Açores Promotor: CDIJ Pedra Segura Local: Vila Franca do Campo. Datas e Horários 05 de Junho 2014, 09h00m às 17h00m. 06 de Junho 2014, 09h00 às 15h30m.
Coimbra Promotor: CASPAE - Projecto Trampolim Local: Polidesportivo de Brasfemes, Coimbra. Data e Horário 14 de Junho 2014, 14h00m.
Aveiro Promotor: Câmara Municipal de Aveiro Local: A designar Data e Horário A designar.
Setúbal Promotor: Criar-T Local: A designar. Data e Horário A designar.


Viana do Castelo Promotor: Casa dos Rapazes Local: A designar. Data e Horário A designar.
Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Santarém e Viseu serão respectivamente representados, na final nacional, por Casa dos Rapazes – Projecto Pontes de Inclusão; Projecto Matriz; Projecto Empowermente; Solar do Mimo; Projecto Tomar - O Rumo Certo; Caritas – Projecto Escolhas Acertadas.


Sobre o Futebol de Rua


O projecto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 16 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social. Em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à exclusão social. O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do programa “Football for Hope”.

2014-04-22 em Futebol de Rua