Martin Schulz é diretor convidado da Revista CAIS, e demonstra a sua frontalidade
 

Martin Schulz - Diretor Convidado

Martin Schulz é o diretor convidado da edição de outubro da Revista CAIS.
No Editorial, o Presidente do Parlamento Europeu escreve sobre a urgente necessidade de Combater a Desigualdade que corrói as sociedades atuais e que põe em questão a sua própria sobrevivência.
“A globalização acelerou a desigualdade, segundo alguns, para níveis nunca vistos, e chegámos a um ponto crítico em que os líderes devem agir”, defende Schulz. “O debate sobre o que fazer está em curso em todo o lado e é bom que assim seja. Mas, se não houver alterações das políticas, a mudança pode assumir formas perigosas, e não ocorrer por processos democráticos”, alerta o líder do Parlamento Europeu. Em síntese, Martin Schulz considera que “os políticos têm de arrumar a casa”, tanto a nível nacional, como europeu. Caso contrário, “o modelo social – o único instrumento de que dispomos para lutar contra a desigualdade – será votado à irrelevância, essencialmente devido à própria desigualdade”.

Outros destaques na Revista CAIS de outubro

Na secção 1 Tema, 2 Pontos de Vista está em foco a leitura: Ler livros em papel ou no formato digital? A escritora Lídia Jorge e o fundador da empresa tecnológica YDreams, António Câmara, revelam a sua posição nesta questão.
No Salvar o mundo – Nacional, destaque para o mundo artístico, em particular a formação nas artes circenses, através de uma Associação de apoio social criada há mais de 30 anos por Teresa Ricou: o Chapitô.
Na Narrativa Fotográfica, a francesa Marie Dorigny apresenta “Deslocadas”, um trabalho realizado a convite do Parlamento Europeu e que regista em imagens os movimentos das mulheres e crianças refugiadas em busca de asilo na União Europeia.
Em Viagem Transformadora, a eurodeputada Ana Gomes relata os momentos e sensações que viveu aquando da visita realizada a um campo de refugiados na pequena aldeia de Idomeni, na Grécia.
Ainda na edição de outubro da CAIS, destaque para o livro A Leste do Paraíso, de John Steinbeck, uma sugestão literária de Martin Schulz.

2016-10-12 em CAIS Revista