Quanto custa ser Feliz? - Por uma economia do bem-estar

10º Congresso CAIS

A Associação CAIS está a organizar o seu 10º Congresso que se irá realizar nos dias 6, 7 e 8 de Abril 2011 no auditório principal do ISEG. Um evento que tem por objectivo despertar a sociedade para problemáticas relevantes e de interesse comum.

Este ano o tema será “Quanto custa ser feliz? - Por uma economia do bem-estar”:

Enquadramento

O debate pós-moderno sobre a alteridade, que vai reacendendo e alimentando antigos fogos, em diversos sectores da vida humana, não podia de forma alguma deixar imune o nosso clássico modelo económico. E o que este exige trazer de volta, sem que as mercearias ou as lojas de qualquer bairro se vejam, em todo este processo, devidamente reposicionadas e revigoradas, é a ideia de communitas ou fraternitas que as grandes superfícies não realizam nem promovem, ao serem, segundo os termos do modelo económico actual, expressão de uma relação entre humanos reduzida ao mínimo dos mínimos.

O lugar do Outro, enquanto espaço de uma diferença que nos interroga e enriquece, e que os efeitos sobretudo de uma segunda Guerra Mundial legitima incondicionalmente e sacraliza, abre brechas na teoria económica, subvertendo os seus princípios, os seus meios e fins. A mobilização de muitos à volta do que hoje se apelida de cidadania empresarial é uma clara manifestação da transformação que o debate sobre a alteridade está a desencadear dentro de um sistema económico dito neo-liberal.

Ao lucro, como fim último, vai-se contrapondo uma determinada ideia de bem-estar ou felicidade, à frieza e impessoalidade do mercado material e utilitarista, a comunidade e os bens relacionais e à mediação do dinheiro, que diz tudo pagar, porque há quem defenda que tudo se deve cobrar, o encontro pessoal e gratuito entre seres que são, antes de mais, pura dádiva.

Diante deste cenário, e profundamente mergulhados numa crise económico financeira que se perspectiva longa e dolorosa, a CAIS reflecte, naquele que já é o seu 10º Congresso anual, esta inevitável viragem e em curso no discurso económico actual, e o serviço que esta entende oferecer à prossecução e construção pessoal e comunitária de um estado de felicidade para lá do prazer.

Consulte o Programa e Cartaz:

- Programa: 5_Abril_-_Prog_10_Congresso_CAIS_-_2011-_ISEG.pdf

- Cartaz: af_cartaz1.pdf


ENTRADA GRATUITA!

Garanta já o seu lugar, inscreva-se via email para eliana.lavos@cais.pt ou telefone 21 836 90 05

PARTICIPE NUM ESTUDO SOBRE A FELICIDADE DOS PORTUGUESES:

Saiba mais:

http://www.cais.pt/noticias/view/81/cais-apoia-estudo-sobre-a-felicidade-dos-portugueses

2011-03-15 em Congressos