O ano de 2015 foi um ano de profunda reflexão interna, com impacto ao nível da reorganização da equipa, de uma alteração dos Estatutos no sentido de uma melhor clarificação da Missão e dos Objetivos da Associação e de uma avaliação, com importantes ajudas externas, dos micro negócios sociais da CAIS.

Consolidado o equilíbrio de exploração, beneficiado pelo grande esforço desenvolvido no exercício de 2014, importava assegurar a manutenção desse caminho e avaliar e reforçar as respostas sociais a um contexto económico e social difícil, muito fragilizado e onde a pobreza, mais do que uma realidade conjuntural ou marginal da sociedade portuguesa, assume características de um problema social estrutural e extenso.

De facto, mais de um quarto da população portuguesa encontra-se em situação de pobreza e/ou exclusão social, onde o desemprego de longa duração assume contornos muito preocupantes. O aumento do desemprego afetou desproporcionalmente a população jovem e as pessoas com níveis de escolaridade mais baixos, correspondendo este último grupo ao perfil de utentes da CAIS.

Segundo os dados da Pordata relativamente ao perfil dos desempregados, 15,3% não têm habilitações ou têm o nível básico obrigatório. O enfoque da estratégia da Europa 20-20 (“criação de mais e melhores empregos”), reforça a linha de atuação estratégica da CAIS no âmbito da empregabilidade. Contudo, a empregabilidade não pode ser a única via para a resolução dos problemas da pobreza e exclusão social, até porque Portugal regista uma das mais altas taxas de trabalhadores pobres da Europa.

A Direção da Associação, prosseguiu assim e reforçou inequivocamente a dinamização do vetor “capacitação e empregabilidade”, através da metodologia do programa CAHO_capacitar hoje. Esta metodologia, assente numa perspetiva multidimensional e integrada, de trabalho em rede e de promoção da cidadania ativa, envolve fortemente os utentes, ostécnicos, as cidadãs e cidadãos, enquanto voluntários, e as empresas, assumindo, assim, o contributo de todos e de cada um na ajuda a quem mais precisa, com vista à sua autonomia e empregabilidade.

A Direção da CAIS agradece, assim, a todos quantos, e foram muitos, os que em 2015, colaboraram com trabalho, tempo, críticas, sugestões, donativos, produtos e serviços, permitindo que a Associação reforçasse claramente a sua capacidade de resposta e envolvimento positivo e ativo na comunidade.

Em primeiro lugar, dirigimos uma palavra especial ao generoso envolvimento dos voluntários, educadores e mentores que, para além da disponibilidade do seu tempo, ofereceram o apoio direto e próximo, o saber e o acompanhamento amigo às cidadãs e cidadãos que todos os dias nos procuram e tantas vezes com tanto esforço, constroem o seu novo projeto de vida com vista à sua autonomia e autoestima, (re)ganhando a sua cidadania.

Aos Mecenas, empresas e particulares, e aos nossos sócios, que deram tanto e que connosco têm estado sempre, o nosso mais profundo agradecimento. A resposta aos problemas complexos que procurámos dar só foi efetivamente possível com os necessários recursos, físicos, humanos e financeiros que todos, com o seu envolvimento, ajudaram a assegurar.

Esta ajuda e sobretudo este envolvimento ativo com esta causa, traduz um gesto solidário que muito nos sensibiliza e nos ajuda a continuar, a melhorar e a procurar ir mais além.

Agradecemos também a todos os que connosco estão na enorme rede de parcerias institucionais, nacionais e internacionais, sem esquecer os parceiros que connosco estão nas redes locais e com quem tantas vezes partilhamos experiências, caminhos, alegrias e dificuldades. Acreditamos que na luta contra a pobreza e exclusão social, a intervenção em parceria e integrada e a abordagem territorial, num profundo respeito pela dignidade, interesses e aspirações das pessoas em situação de exclusão social ou risco, são pressupostos essenciais para o sucesso de uma sociedade mais justa e inclusiva. Aos nossos utentes deixamos uma palavra de esperança, acreditando, tal como eles, que a vida, apesar de todas as dificuldades, se constrói de forma positiva com ajuda de todos e que nós continuaremos a estar cá para eles, contando, e muito, com eles para o sucesso desse caminho.

Por fim, um agradecimento especial aos colaboradores e estagiários da CAIS. Num ano difícil e de profunda reorganização interna, visando uma melhor capacidade de resposta à Missão e Objetivos da Associação, souberam com profissionalismo e dedicação, responder individualmente e em equipa aos desafios, assegurando os resultados que a todos orgulham, na certeza e com o propósito de melhorar continuamente no futuro.

A TODOS, sem exceção, o sincero muito obrigado da Direção da Associação CAIS.

Consulte aqui o Relatório de Atividades e Contas de 2015 da Associação CAIS.