CAHO-Capacitar Hoje é o projecto de capacitação e empregabilidade da Associação CAIS que tem como objectivo central, diminuir o número de pessoas em situação de risco e exclusão, promovendo a sua capacitação e integração no mercado de trabalho.

CAHO- Capacitar Hoje, foi contemplado com um financiamento para 2 anos (2014-2015), ao abrigo do Programa Cidadania Activa, financiamento EEA Grants, com gestão nacional a cargo da Fundação Caloute Gulbenkian.

Destinatários:

Os projectos de empregabilidade CAHO visam capacitar cidadãos que atingiram o limiar da pobreza económica a regressar a uma actividade produtiva, diminuindo o fosso de oportunidades que a interrupção laboral possa ter criado. Pretendem oferecer um meio para a valorização e sustentabilidade pessoais enquanto outras alternativas de regresso ao mercado de trabalho não se efectivam. São eles:

- CAIS Buy@Work

- CAIS Lavauto

- CAIS Recicla

- CAIS Revista

 

 

Perfil do Cidadão integrado:

- com idade > 18 anos;

- em situação ou risco de carência económica e social;

- com baixo nível de escolaridade, mas pelo menos com o 4º ano;

- com uma relaçção oscilante entre o desemprego e o emprego pontual ou precário;

- com capacidade física e mental que permita perspectivar a sua (re)inserção socioprofissional;

 

3 Fases do projecto:

Fase 1 - formar e sensibilizar técnicos/voluntários que acompanham e apoiam pessoas em situação de exclusão;

 

Fase 2 - Apoiar e acompanhar as pessoas em situação de exclusão social na criação do seu próprio emprego ou na adpatação a novas oportunidades de emprego efectivo;

Criação/Desenvolvimento da Bolsa de Trabalho CAIS

 

Fase 3 - Organizar campanhas de sensibilização relativas aos direitos das minorias, contra a discriminação ou sobre grupos em risco. Promover o desenvolvimento sustentável através da mobilização da sociedade civil, empresas e instituições para integração de pessoas em risco de exclusão social, dando-lhes oportunidade de ter um emprego.